domingo, 5 de fevereiro de 2012

Evangelização não admite mais gente morna

"....Para decidir emagrecer, tive que ficar muito irritado em ser chamado constantemente de gordo. Chateei-me demais quando me compararam a um cara enorme, mas põe enorme nisso, que faz parte de uma banda por aqui. Mais chateado ainda eu comecei a ficar quando me dei conta que realmente eu estava acima do peso. Minhas roupas não vestiam mais, nada mais cabia em mim. E quando foi pesar, foi a gota d’água e aí decidi mudar  aminha conduta. E esta decisão não foi para agradar aos outros, mas sim, para agradar a mim mesma. Entrei numa academia  decidido a emagrecer 20 quilos no mínimo. Eu não tinha notado, mas estava enorme. E lá fui eu! Precisei muita força de vontade e determinação para chegar no estágio que cheguei depois de três meses de freqüência diária na academia. Teve um dia, que fiquei quase duas horas em cima de uma esteira. Loucura total! O suficiente para nestes quase 90 dias, emagrecer 15 quilos. Foi a minha determinação que me fez chegar a um peso um pouco melhor. E foi a minha falta de cuidado que me fez engordar tanto, aliado a vida sedentária, o estresse e o descuido com o meu próprio corpo e minha saúde.

Na catequese também as coisas funcionam assim. As vezes, as coisas chateiam, enchem o saco, da vontade de desistir, desanimamos e queremos ir embora. Agimos com homens e mulheres velhos, sem forças, sem coragem de enfrentar as situações difíceis e aí decidimos por abandonar o barco. Em tudo na vida, chega uma hora que precisamos decidir o que queremos, escolhendo caminhos, tomando decisões. E depois disso, seguir em frente com determinação e coragem, estabelecendo metas, mudando conceitos, montando outras estratégias para a nossa existência. A decisão sobre a nossa vida, cabe somente a nós.
Nossa vida cristã também merece um chacoalhão.
O que pretendemos?
Onde queremos chegar?
A quem queremos alcançar?
Que recados pretendemos que outros acolham?
Que tipo de cristão eu sou?
Que tipo de catequista eu sou?
 Minhas palavras, minha conduta e meu trabalho como liderança cristã na minha comunidade, fazem a diferença na vida das pessoas?
O caminho de Cristo não é fácil. Ser catequista nos dias de hoje, não é uma tarefa simples. A complexidade dos caminhos que escolhemos como cristãos requer pessoas preparadas e encorajadas  e não gente medrosa e que desiste na primeira dificuldade.
Por isso, seja o que for que você precisa mudar na sua vida, mude logo. Pode ser um regime que precisa ser feito, uma situação que precisa ser resolvida, um pedido de desculpas, uma declaração de amor, um desabafo, sei  lá, seja o que for, faça de uma vez por todas. Isso vale para a sua saúde, para a sua vida, para o que lhe perturba.
E se é assim para a nossa vida pessoal, por qual razão seria diferente na nossa vida cristã?
É hora de avançarmos para águas mais profundas. É hora de atingirmos mais corações. É chegado o momento da conversão real e autêntica e que nossas palavras sejam firmes e convictas. É hora de sermos catequistas vivos, presentes e com atitudes de verdadeiros evangelizadores. Não dá mais para “fazermos de conta”.
As necessidades de mudanças quando me atingem, mexem muito comigo. Fico impaciente, reflexivo e dali a pouco, começo a agir.
Se for hora de mudar, mude. Se o seu coração pede uma mudança, se é isso que você sente por dentro, mude de uma vez, busque de fato respostas para as suas perguntas.
Mas faça isso logo, pois daqui a pouco, pode não dar mais tempo para isso!......."

Nenhum comentário:

Postar um comentário