sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hoje é o dia da Bíblia

A palavra "bíblia" origina-se do grego biblíon (livro) e bíblia (livros). A Bíblia é constituída por 73 livros que falam sobre a aliança e o plano de salvação de Deus para a humanidade. Embora esses livros tenham sido escritos pelo ser humano, sua inspiração veio diretamente de Deus.

A Bíblia começou a ser escrita no século XV a.C., aproximadamente, e foi concluída no final do século I d.C. A Bíblia é também chamada de "Sagradas Escrituras" ou, somente, "Escrituras". Foram utilizadas três línguas diferentes para se escrever a Bíblia: hebraico, usado na redação do Antigo Testamento; aramaico (língua falada por Jesus), usado em alguns trechos do Antigo Testamento e no original do Evangelho de Mateus; grego, usado em alguns livros do Antigo Testamento e em todo o Novo Testamento. Os livros do Novo Testamento foram completados, mais ou menos, no ano 90 da Era Cristã.

Visto que Jesus Cristo nada escreveu, durante 60 anos os primeiros cristãos viveram a fé sem os 27 livros do Novo Testamento, embora já possuíssem o Antigo Testamento, que começou a ser escrito no tempo de Moisés, em torno do ano 1250 a.C.

A primeira tradução da Bíblia, do grego para o latim, foi feita por São Jerônimo, a pedido do papa Dâmaso, no século IV, e recebeu o nome de "Vulgata latina". São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420 e, para homenageá-lo, a Igreja escolheu a sua festa para comemorar o Dia da Bíblia, mas a celebração passou a ser feita no último domingo de setembro.

A Bíblia é o livro mais conhecido, mais lido e estudado em toda a história da literatura. Para facilitar sua leitura e para consultá-la, em 1228 cada livro foi dividido em capítulos, e em 1528 cada capítulo do Antigo Testamento foi dividido em versículos. Em 1550, foi a vez de os capítulos do Novo Testamento serem divididos em versículos. Atualmente, a Bíblia é traduzida em quase todas as línguas do mundo. As cópias mais antigas da Bíblia se encontram na Biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico.

De acordo com o profeta João, "Feliz é aquele que lê e aqueles que escutam as palavras da profecia e põem em pratica o que nela está escrito" (Ap 1, 1-3).

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Querem o meu livro de graça!

Uma catequista me encontrou no facebook. Disse-me que leu o livro Paixão de Anunciar. Perguntei a ela como tinha chegado até ele. Ela me respondeu: “Sou apaixonada pela catequese e tudo o que eu posso ler a respeito eu leio. Encontrei no site das paulinas e comprei.” Isso é raro. Catequistas comprarem livros para a sua formação pessoal. Catequista ler, buscar informações, se interessar por conteúdo e formação. Essa catequista diz que está sempre atenta a novas publicações e quando pode adquire livros. Escrevi o livro PAIXÃO DE ANUNCIAR em 2008. De lá para cá, dá para contar nos dedos quantos catequistas possuem o meu livro. Nessa lista mesmo, de amigos catequistas, quantos  conhecem o livro? Muitos podem até conhecer, mas estão esperando ganhar de presente. O que eu mais ouço das pessoas é que elas querem o livro de presente. O autor sofre. Quer dizer que eu me mato para escrever um livro ( foram dois anos escrevendo), com muita dificuldade arrumo uma editora, para depois “ dar” o livro de presente. Vem cá, que país é esse? E o autor? No meu contrato com a editora, eu ganhei apenas 25 livros. Se eu der outros livros, terei que pagar o  valor do mesmo. Por isso, não apenas com o meu livro, mas com todas as obras que são publicadas, é preciso ter interesse e ir buscá-las, pesquisar preços, fazer com que as paróquias invistam em obras para a catequese. No caso do livro PAIXÃO DE ANUNCIAR, ele custa R$ 9.80. Baratíssimo.
Liturgia diária, mensagens, áudios, textos, vídeos.

Oração do dia

Pai, torna-me apto para o serviço do teu Reino, dando-me as virtudes necessárias para não me desviar do caminho traçado por ti, mesmo devendo pagar um alto preço por isso.

Esse mundo tem jeito?

As vezes, me dá uma vontade louca de largar tudo e viver apenas para o projeto de Deus. Sair por aí evangelizando, denunciando as práticas “podres” desse mundo cada vez mais “imundo” que vivemos. Deu para notar que hoje estou revoltado. Sim, estou. É que somos muito pequenos diante dos desígnios de Deus. Isso é instigante, desafiador. Mas ao mesmo tempo, sinto uma pressa e uma ansiedade muito grande de levar a palavra de Deus para todos os recantos. Esbarro nas minhas próprias condições. Vou sobreviver como? Sair de porta em porta pedindo um prato de comida? Mas confesso, que ao invés do ânimo diário, ando muito revoltado. Este mundo está podre. As pessoas estão cada vez mais de olho apenas no próprio umbigo. Mesmo alguns catequistas, cristãos, gente que se diz evangelizadora, age de forma individualista, prepotente e egoísta. As vezes chego no limite de achar que não há mais como reverter o processo. Mas depois, volta-me a coragem de enfrentar tudo isso, com as armas que tenho. Nesse momento, a arma, é apenas um desabafo através desse texto.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Anjos da vida da gente

Depois de muito tempo, reencontrei via facebook  a pessoa que foi meu anjo na adolescência. Foi o Renato que me fez o convite para ingressar no grupo de Jovens. Foi nele que encontrei inspiração. Na maneira com ele conduzia sua vida, participava da liturgia, tocava violão e cantava. Por isso, ao reencontrá-lo mesmo que de forma virtual, mandei-lhe um recado. Ele, que hoje mora em Brasília, me respondeu. Quero dividir com vocês este momento de emoção. Bom dia!


  • 17 de setembro
    Alberto Meneguzzi
    • Renato. Vc é um anjo na minha vida. Lembro de vc desde a minha adolescência. Por sua causa, hoje sou catequista. Recebi de vc um convite para ser integrante do Grupo de Jovens em Lourdes em Caxias do Sul em 1985. Em 1986, eu integrava o grupo e passei a dar catequese por lá. Sou catequista desde então. Escrevi dois livros a respeito de cateqese, publicados pelas paulinas, e me considero um evangelizador. Sou muito grato a Ti. Deus te usou para fazer um convite para mim. E me inspirei da tua maneira corajosa de fazer as coisas. Por isso, fico feliz em te reencontrar por aqui. Um abraço e que Deus te abençoe a ti e a tua famíla. Alberto Meneguzzi, Caxias do Sul

    • Querido Alberto,
      mt obrigado pelo amor de Deus que suas generosas palavras fazem chegar a mim. Vc sempre foi especial e vejo que Deus o cultiva com carinho e cuidado. Fico feliz de tet sido um instrumento útil à vontade de Deus. Eu estou bem. Diferente do que parece humanamente, este momento de minha vida é um grande dom, um precioso presente de Deus. Vc é um exemplo. Fiquemos em contato, será uma alegria. Abs.

domingo, 25 de setembro de 2011

Recados de catequistas de todo o Brasil

Ecilene Maria de Oliveira Passos (ecilenemaria@gmail.com)  é catequista de Brasília, me achou pelo Facebook. Fico emocionado quando encontro catequistas que leram meus livros. Me emociono prá valer. Ela me disse na noite deste domingo: " Alberto, eu tenho um vício do qual por mais que eu queira nao consigo me libertar (espero que Deus nao deixe) é a Catequese. Entao tudo o que se refere a ela eu leio. daí entrando nas paulinas eu vi umdepois o outro comprei por acaso mas quando comecei a ler "Missão de anunciar" nossa, foi edificante. Depois me atentei para o fato de que "Paixão de anunciar" tbm era seu... esse no caso foi que mais me identifiquei com ele, ou melhor, com vc.  Me sinto exatamente como vc relata nos livros, eu mais aprendo do que ensino aos jovensem 2009 me aventurei com a eucaristia (9-11anos) foi maravilhoso tambem aprender com as criança quero passar por todas as etapas sem deixar a crisma é claro"

Estes recados são divinos. Deus me manda este tipo de contato. Deus usa as redes sociais para me dizer que sou importante para a sua missão. Entendo isso como recados divinos.

Sou catequista, antes de qualquer coisa. Sou CATEQUISTA!

Estou sempre no extremo de tudo. Não me contento em fazer alguma coisa “ mais ou menos”. Quero fazer bem feito, dar um bom acabamento. Sou assim e acho que com 42 anos, tenho poucas chances de mudar. Sou um eterno insatisfeito. Perfeccionista. Quando algo não anda como eu planejei, o estresse é enorme. É claro que me desgasto muito por ser assim.
A catequese é  isso para mim. Um enorme desafio. Movi montanhas para ser catequista. Enfrentei multidões para poder dar um pouco de mim e evangelizar.  
Ser catequista para mim, é tudo que eu sempre desejei e amei na minha vida. Tudo o que eu conquistei, minhas principais alegrias e êxitos, foram em função da minha missão como catequista.É minha maneira de retribuir ao Pai que está no céu, as graças que ele sempre me proporcionou.
Orgulho-me em dizer que sou, no meio de outros tantos milhares de catequistas, que  também sou daqueles que compra brigas intermináveis por causa da catequese. Que arregaça as mangas, e coloca-se a disposição no serviço de transformar o mundo.
Sou catequista, sim, graças a Deus. E quero transformar o mundo.
Uma pena que este meu tempo de catequista esteja chegando ao fim. Sinto isso. Está chegando ao fim uma história de amor e paixão de quase 30 anos.
Mas posso seguir sendo útil na minha profissão, nos espaços que ocupo na emissora de rádio onde trabalho, com os livros que eu escrevi, com meus textos e até mesmo com o meu Blog.  Uma vez catequista, sempre catequista, não apenas um tarefeiro de plantão que se utiliza da missão para proveito pessoal.
Quero apenas ver rostos tristes, ficarem alegres.
Quero ver lágrimas, transformadas em sorrisos.
Quero ouvir desabafos, abraçar com o abraço de quem ama o projeto de Deus.
Meu desafio é ser útil.
E jamais abandonar as pessoas que eu amo quando elas precisarem de mim.
Jamais virar as costas quando elas necessitarem da minha ajuda.
Jamais usar alguém apenas para preencher espaços vazios do meu coração.
Não, mil vezes não.
Apenas as coisas pequenas. Que eu possa fazer as coisas pequenas, bem simples.
Mas do melhor jeito possível. Com todo o amor possível.
Afinal, sou catequista para sempre. E assim será!" 
Bom dia catequistas! Bom domingo a todos! Deus, abençoe cada um e cada uma das catequistas e dos catequistas que passam por aqui! Nossa missão é linda e importante. O mundo precisa de uma mensagem diferente! Estamos juntos nesta empreitada! A Igreja existe para evangelizar. " Ai de mim se eu não evangelizar"