sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Catequistas precisam rezar

"Feche os olhos e reze. Parece óbvio isso. Mas muitos catequistas não rezam. Esquecem-se de colocar nas mãos de Deus a missão que lhes foi confiada. Diariamente, reze com ardor, compromisso, fé e simplicidade. Reze ao ir para o trabalho. Reze no carro. Reze ao acordar. Reze no metrô, no ônibus, onde você estiver. Reze, peça forças, agradeça por tudo e coloque nas mãos de Deus suas dúvidas, angústias e tristezas. Agradeça a Ele por seus êxitos. Peça força para continuar. Peça coragem para prosseguir. Reze para que não seja qualquer “coisinha” que faça que você desanime. Peça, acima de tudo, para que Deus te mantenha firme no compromisso de evangelizar. Um catequista não se mantém catequista apenas com cursos, retiros, conteúdos, doutrinas, métodos, técnicas e empolgação. Tudo isso é apêndice diante da necessidade constante de oração que devemos ter. Um catequista que não ora, dificulta sua missão. É na oração, no  “entregar-se” que ficamos possuídos de uma força superior, que nos faz ir adiante. Talvez os problemas, as situações complicadas e difíceis, não acabem de uma hora para outra. Mas, na oração, encontramos esperança para entender os desígnios de Deus e crescer através do sofrimento sermos lúcidos e serenos diante dos momentos de provação.
            A missão de um catequista passa, obrigatoriamente, pela oração, diária, persistente, veemente e humilde. E nela  é que crescemos. É nela que nos colocamos diante do Pai. É nela que admitimos nossas fraquezas. É nela, somente nela, que nos fortalecemos da glória e do poder do Pai que está no céu. A oração é combustível que faz a engrenagem da nossa missão de cristãos, continuar funcionando, mesmo nos contratempos.
            Um catequista não pode esquecer de rezar, pois se faltar oração, estará faltando a essência do seu trabalho.
Agora, nesse exato momento, feche os olhos e reze. Peça a Deus por você, pela sua família, por seus amigos, pelos seus catequizandos, pelos sacerdotes, pelos outros catequistas. Apenas reze. Um minuto, quem sabe. Mas reze. É a oração que transforma e que impulsiona, e que nos fazer continuar. Sem ela, o caminho da desistência, é muito próximo."( Alberto Meneguzzi)
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário